
Clique aqui para baixar o conteúdo completo.

Tryton é um detergente inseticida fabricado com potassa cáustica (KOH- Hidróxido de Potássio), contém 7% de K2O
Age por contato, principalmente em insetos de corpo “mole”, larvas e ninfas recém eclodidas.
COMPOSIÇÃO
50% – Detergente potássico de ácidos graxos (óleo de palma)
50 % – Acondicionadores
MECANISMOS DE AÇÃO
- Inseticida de contato, que afeta os sistemas enzimáticos da parede celular do corpo dos insetos.
- Alta eficiência contra ovos, larvas, ninfas e adultos de insetos.
- Deteriora a parede e membrana celular, afetando a permeabilidade (aumenta sua porosidade) e a fisiologia celular , causando saída de nutrientes essenciais do interior do corpo do inseto, levando à morte.
DOSES DE MODO DE APLICAÇÃO
- Pulverização foliar com boa cobertura, alto volume de calda, pois atua por contato.
- 150 – 500 ml/100 L H2O
- Realizar as aplicações de acordo com a infestação de insetos ou ácaros.
- Recomendado para programas de Manejo Integrado de Pragas.
- Não apresenta Fitotoxicidade nas dosagens recomendadas.
- Aplicar nos períodos de pouca atividade das abelhas (geralmente final da tarde), pois se atingir as abelhas pode levar à morte das mesmas.
- Pode ser utilizado com alguns defensivos agrícolas – consultar.
INSETOS CONTROLADOS
- PULGÃO
- MOSCA BRANCA
- TRIPS
- COCHONILHA
- ÁCARO RAJADO (Em combinação com D’Limoneno e/ou extrato de canela)
EFEITO DO TRYTON NO CONTROLE DE:
Bemisia tabaci Gennadius (mosca branca)
Myzus persicae Sulzer (pulgão)
Tetranychus urticae Koch (ácaro rajado)
Polyphagotarsonemus latus Banks (ácaros)
Frankliniella occidentalis (trips)
PROVAS DE EFICIÊNCIA

METODOLOGIA
O Experimento foi realizado em um cultivo de Tomate (Lycopersicum esculentum L.) var. Better Boy e Pimenta Jalapeño (Capsicum annuum L.) var. Híbrido Rey.
Tratamentos:
TI: Duas aplicações de Tryton espaçadas de 5 dias, com dosagem de 2 L/ha.
TII: Testemunha (nenhuma aplicação).
Variável avaliada:
Índice de mortalidade
RESULTADOS E DISCUSSÃO (TOMATE)



CONCLUSÕES
- A aplicação de Tryton à uma dosagem de 2 L/Ha, provocou uma mortalidade de 91,5% na população de mosca branca, quase 66% na de Trips, 79% na de pulgões, e 72,2% na de ácaros rajados, em relação à população inicial dessas pragas na parcela do tratamento em TOMATE.
- As aplicações de 2 L/Ha de Tryton causaram uma mortalidade de quase 87% em mosca branca, 66% em Trips, 64,5% em pulgões, e 68% em ácaro branco, em relação à população inicial dessas pragas na parcela do tratamento em PIMENTA JALAPEÑO.
- Tryton apresentou excelente controle sobre mosca branca, tanto no cultivo de tomate, quanto no de pimenta Jalapeño.
- O nível de eficiência para pulgões foi maior no experimento com tomate que no experimento com pimenta jalapeño, mas podendo ser considerado muito bom em ambos os casos.
- Para Trips e Ácaros apresentou um nível de eficiência aceitável para ambos cultivos, sendo sua eficiência mais baixa para Trips.








Francisco Nuevo
Eng. Agrônomo responsável
Tec Água – Tecnologia da Água Comercial Ltda.
Celular : 47 99208-4683



